sábado, 23 de outubro de 2010

A Ponte Rio - Niterói

Muitos não sabem, mais o nome verdadeiro da ponte Rio-Niterói é Ponte Presidente Costa e Silva. A ponte corta a Baia da Guanabara, ligando a cidade do Rio de janeiro a Niterói com uma extensão de 13,29km. Nela passam em média 140mil veículos por dia.
A Obra se iniciou em janeiro de 1969 e sua inauguração foi em 4 de março de 1974. O presidente do Brasil na época, o Presidente Costa e Silva decretou em 23 de agosto de 1968 a construção da ponte, tirando do papel o projeto dos engenheiros Antônio Alves de Noronha Filho, Benjamin Ernani Diaz e o americano James Graham. A construção da Ponte Rio-Niterói tinha a intenção de encurtar a viagem entre as duas cidades. Antes da construção da ponte, o trajeto entre as duas cidades era feito entorno da Baía da Guanabara, passando pela cidade de Magé, com aproximadamente 100km de percurso. Já com a ponte, o percurso cairia pra menos de 14km. A Obra custou o entorno de NCr$ 289.683.970,00 (Cruzeiro Novo, moeda que circulava no Brasil na época).
Na atualidade a Ponte Rio-Niterói é a sexta maior ponte do mundo, quem passa por ela tem um vista de toda a baía da Guanabara, da Ilha do governador, do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, dos centros das cidades do Rio de janeiro e Niterói.

Um comentário:

  1. uma coisa que eu costumo criticar quanto a relação a criação da ponte RIO-niteroi foi o seu objetivo de criação e o gasto tido pelo governo com ela.

    Quando criada, não havia nescessidade da construção dessa ponte carissima pois não havia fluxo de veiculos na epoca, economistas afirmam que o valor dessa ponte teria sido suficiente para acabar com a favelização no Rio de Janeiro, porem como os militares gostavam de investir apenas em obras faraonicas e deixava o social de lado, contruiu a ponte

    porem hoje a coisa é diferente, a ponte Rio-Niteroi é super movimentada, tão movimentada que a sua capacidade já está a beira do esgotamento...

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