quarta-feira, 16 de março de 2011

Rio de janeiro "bombou" no carnaval: 1 milhão de turistas e quase 5 milhões de foliões

O carnaval carioca bombou literalmente. A prefeitura do Rio de janeiro divulgou um balanço do carnaval da cidade, onde se quebrou todas as previsões e recordes.
A grande atração desse carnaval não foi somente o desfile das famosas Escolas de Samba do Rio, e sim os imprecionantes 424 blocos que arrastarão multidões pelas ruas da cidade.
Inicialmente a prefeitura esperava 700 mil turistas chegando na cidade e uma expectativa de 3 milhões de foliões indo atrás dos blocos. Mais se superou todas as previsões, o Rio de Janeiro recebeu 1 milhão de turistas no período do carnaval e no carnaval de rua atraiu quase 5 milhões de foliões.
A prefeitura comemorou o sucesso do carnaval. Os números não metem, que prova que o Rio de Janeiro tem o maior carnaval do país, desbancando Salvador e Recife com folga. O número de turistas estrangeiros teve um forte crescimento este ano, devido a exposição da cidade no cenário mundial (Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016).
Segundo o secretário municipal de conservação, Carlos Roberto Osório, o carnaval de rua da cidade foi equivalente a mais de meia Olimpíada e representou o maior desafio logístico que a cidade vivenciou recentimente. "Nós tivemos 5 milhões de pessoas pelas ruas, isso é mais que meia Olimpíada, em que esperamos 9 milhões de pessoas. Saímos fortalecidos em nossa capacidade operacional." Para os foliões foi difícil escolher o melhor e mais animado bloco. Pelo prêmio Tamborim de Ouro, do jornal O Dia, o melhor bloco foi o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil. O Bloco da Preta arrastou 400 mil pessoas pela orla de Ipanema, Zona sul da cidade. Já o tradicional e maior bloco da cidade, o Cordão do Bola Preta que desfila no centro arrastou 2 milhões de foliões e briga com o bloco do Galo no Recife, como o maior do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário